segunda-feira, 27 de outubro de 2008

REPÚDIO

Chocante a notícia de que um repórter paulista foi agredido neste final de semana, durante a cobertura política das eleições municipais em Porto Alegre. Era a gota d’água.

É de causar constrangimento para a imprensa gaúcha. Silêncio? Bairrismo? Omissão?

Espero que os colegas façam as críticas e cobrem (e muito) dos responsáveis na medida que a gravidade do caso exige.

Não entendeu? Leia AQUI e mais AQUI.

O FRACASSO DA POLÍCIA É DOS POLÍTICOS

Juro que o post anterior foi escrito sem o conhecimento da existência do texto a seguir. Trata do mesmo assunto, e faz a mesma ligação entre o caso de Santo André e o do ônibus 174. Com um plus de peso: veja no final quem são os autores. Ah, o artigo é do dia 20 de outubro, da Folha de S.Paulo. Boa leitura.

Não são apenas as ocorrências mal administradas, cheias de erros primários e ilegalidades que demonstram a necessidade de uma reforma da segurança pública no Brasil. Os dados indicam essa necessidade faz tempo. E os nossos políticos, apesar de conhecerem os dados, têm se mostrado incapazes de realizar tal reforma. São eles, no final das contas, os principais responsáveis pela repetição cotidiana de tragédias como a ocorrida no evento do ônibus 174 e do seqüestro em Santo André.

Em conversa informal com agentes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), descobrimos que eles estão desolados com o desfecho da ocorrência, que custou a vida de uma pessoa e feriu outra, e revoltados com os políticos, devido ao descaso que têm com a unidade, exposta ao ridículo com o fracasso da operação.

Afinal, se o Gate dispusesse do equipamento necessário para administrar uma ocorrência desse tipo, como uma microcâmera de fibra ótica, saberia que o seqüestrador tinha encostado um armário de TV e uma estante na porta de entrada do apartamento. Saberia que seqüestrador e reféns não estavam na sala, mas no quarto. Saberia que uma invasão pela porta da frente daria tempo para o seqüestrador atirar nas reféns. Mas o Gate não sabia de nada disso e perdeu preciosos segundos abrindo a porta.

Se o Gate dispusesse de escada com alcance para que um policial pudesse entrar no apartamento pela janela, poderia ter evitado a tragédia. Mas a escada do Gate, como atestam as filmagens, era curta demais.

Se os policiais do Gate fossem bem treinados, não teriam deixado que uma menina de 15 anos, libertada pelo seqüestrador, voltasse a ser prisioneira. Não teriam demonstrado tamanha incompetência e desconhecimento legal. Mas os policiais do Gate, como os do Bope e do resto do país, não recebem treinamento adequado.

Quando trabalhamos no documentário “Ônibus 174”, sentimos a mesma revolta por parte dos policiais do Bope, que, em sua maioria, odeiam os políticos a quem servem.

André Batista, colaborador em “Tropa de Elite” e negociador do Bope na malfadada ocorrência, deu o seguinte depoimento para o documentário: “Naquele momento, a gente viu que faltava muita coisa. As coisas que a gente vivia pedindo, os equipamentos, os cursos, parece que, naquele momento, tudo desabou”. Ouvimos, virtualmente, a mesma coisa do Gate.

Chegamos, assim, a uma conclusão absurda. Concluímos, parafraseando Nietzsche, que é preciso defender os nossos policiais dos nossos políticos! Afinal, quem são os nossos policiais? E o que o Estado, administrado pelos políticos eleitos, fornece a eles?

Tomemos como exemplo um policial carioca. É um sujeito mal remunerado, mal treinado, que trabalha em uma corporação corrompida por dentro. Isso é o que o Estado lhe dá. E o que pede em troca? Que mantenha a lei. Em outras palavras, que entre em conflito com os membros corrompidos da sua corporação e com os bandidos fortemente armados da cidade.

Ora, não é à toa que o capitão Nascimento, refletindo um sentimento comum entre os policiais do Bope, tenha dito que “quem quer ser policial no Rio de Janeiro têm que escolher. Ou se corrompe, ou se omite, ou vai pra guerra”. Em São Paulo, não parece ser muito diferente.

Não esqueçamos, pois, o ano de 2003, quando o então secretário nacional de Segurança Pública, o sociólogo Luiz Eduardo Soares, estava prestes a conseguir a reforma que nossos policiais sérios tanto pedem.

Ele tinha participado da elaboração de um plano de segurança pública que previa um piso nacional decente para o salário dos policiais, a integração da formação e das plataformas de informação das polícias estaduais, o repasse de recursos federais para os Estados condicionado à reforma de gestão e ao controle externo e a desconstitucionalização da segurança pública, dando autonomia para que os Estados reformassem as polícias de acordo com as realidades locais.

Apresentou o plano ao governo federal com a assinatura de todos os governadores. E o que fez o governo? Desistiu. Nem sequer apresentou o plano ao Congresso. Não o reformulou, optou pela passividade. Segundo nos disse o sociólogo, por considerar que a reforma demoraria a dar resultado e que a opinião pública poderia responsabilizar o governo federal, e não os Estados, se eventuais tragédias ocorressem durante a implantação.

Evidentemente, não estamos culpando os atuais governos federal e estadual pelo desfecho do seqüestro em Santo André. Afinal, governos anteriores poderiam ter tentado reformar a segurança. O governo FHC, por exemplo, prometeu um plano nacional depois do ônibus 174.

Estamos culpando os verdadeiros responsáveis: os nossos políticos como um todo, que há muito tempo sabem que precisam reformar a segurança pública para salvar a vida de milhares de brasileiros e que há muito tempo fracassam ao não levar essa tarefa a cabo. Um fracasso ainda mais vergonhoso do que o dos policiais do Bope e do Gate.

JOSÉ PADILHA, cineasta, é diretor de "Ônibus 174", "Tropa de Elite" e "Garapa", entre outros filmes. RODRIGO PIMENTEL, sociólogo, é ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) do Rio de Janeiro, um dos roteiristas de "Tropa de Elite" e co-produtor de "Ônibus 174".

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A CRÔNICA DE UMA TRAGÉDIA REPETIDA

Eram seis horas da tarde de uma sexta-feira. Na tela, o último capítulo de um campeão de audiência. Ninguém queria perder a chance de ganhar alguns pontos naquele espetáculo e, por isso, foi possível acompanhar simultaneamente em várias emissoras, através do rádio, da TV e da Internet, o final daquela mini-série em cinco capítulos.

O nome do programa ninguém lembrava. Por vezes, alguns espectadores não sabiam dizer se se tratava de realidade ou ficção. Os gêneros também se misturavam na cabeça do público, perdido entre uma história de suspense policial e um romance trágico. Pena e raiva se revezavam no coração do público.


A polícia cercava o local com o que tinha de melhor. O namorado cego pela paixão se preparava para devolver a amada e a amiga adolescentes, após mantê-las refém por uma centena de horas. O espectador, acostumado com finais felizes, refestelava-se no sofá de casa e fazia suas apostas com familiares de como aquilo acabaria.

A cena estava viva na mente de todos: o momento em que, por um descuido, o jovem trabalhador sem vícios travestido de criminoso colocaria tão somente o rosto na janela, sem refém, e levaria um tiro mortal, ao vivo. Ou quando o bandido abriria a porta – como o fez tantas vezes – e permitiria o acesso dos policiais ao cativeiro. Rendido e possivelmente ferido o seqüestrador, as duas reféns estariam libertadas. Ou ainda, quem sabe, até mesmo o rapaz se entregando e todos saindo ilesos sob palmas dos vizinhos.

Porém, o público foi frustrado.

Para começar, os policiais ignoraram estas três possibilidades. Os principais narradores da história – apresentadores e repórteres – duvidaram em muito da inteligência dos espectadores. Teve um, acredite, que chegou a afirmar que não havia feridos, no exato momento em que foi possível observar uma das reféns sair ensangüentada.

Chocado, o público se perguntou quais as chances de algo sair tão errado. Mas passados alguns dias, os espectadores retomaram a rotina, e teve até quem se lembrasse que o final absurdo não era tão inédito assim.

Numa quarta-feira, oito anos antes, este mesmo público acompanhou a história de um criminoso que fez 11 passageiros de um ônibus reféns. O impensável também aconteceu. Uma professora tomada como escudo morreu ao vivo, após levar um tiro de um policial e outros três do seqüestrador.


Quando o outro criminoso (aquele das adolescentes) apareceu rendido e sendo colocado a base de socos para dentro de uma viatura, os espectadores também lembraram do que aconteceu com o homem do ônibus. Mas essa parte do final, pelo menos, foi diferente.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

OBSERVAÇÃO NA SÉTIMA ARTE

Reportagem é observação. Ponto.

Baseado nesta afirmação, recupero aqui um texto sobre dois excelentes filmes - um clássico e um contemporâneo - em que o exercício da observação é exercido com excelência em ambos os casos. Sem mais delongas...


O que é acontece quando um atento observador pinça diversos elementos de uma determinada realidade, os eleva à enésima potência e depois os reúne? Seria uma caricatura? Com o desprendimento que a liberdade criativa confere aos artistas, foram Charles Chaplin e Constantin Costa-Gavras, dentro de seus limites, também exemplo de observadores. Esse é o ponto em comum observado nos dois filme que tratam sobre o mercado de trabalho, em dois contextos históricos distintos.

A obsessão racionalista em uma linha de montagem automotiva do início do século 20 na América e a paranóia competitiva por uma vaga de trabalho na Europa contemporânea tem mais a dizer do que as trapalhadas de Charles Chaplin transparecem. Ou a tentativa de Bruno Davert em eliminar os seus concorrentes no melhor estilo faroeste. As risadas do público são o retrato desta identificação.

Independente de serem ou não comédias, “Tempos Modernos” e “O Corte” falam sério quando traduzem os elementos que refletem os dramas pessoais dos trabalhadores em suas épocas.

Em uma análise superficial, as trapalhadas do vagabundo para se manter no mercado de trabalho e do seu chefe em elaborar maneiras de evitar que os funcionários percam tempo almoçando são sim apenas engraçadas. Mas é justamente o que ultrapassa os tombos sincronizados que mostra a atualidade do assunto.

Evidentemente que ninguém seria hoje contratado exclusivamente para apertar parafusos na sincronia do relógio, mas e quanto a ser preso por roubar bananas? Ou se sentir desconfortável sob a pressão do olhar do chefe ao parar para ir ao banheiro? Uma rápida busca na internet mostra a crescente onda de condenações trabalhistas de empresas que instalaram câmeras de vigilância em vestiários e banheiros de funcionários.
Surrealismo?


Se “Tempos Modernos” é mais sutil na crítica, o que dizer de Bruno Davert e sua pistola Luger alemã sobre o colo, dentro de um saco de papel, eliminando um por um os seus concorrentes a uma vaga em uma empresa de papel, após dois anos amargurando o desemprego? A pressão é ainda mais sutil, o filme é menos maniqueísta e é difícil descobrir o culpado. Agora, Bruno se vê à frente de colegas que sofrem o mesmo drama, que choram, que sentem vergonha por estar fazendo um “bico” para manterem alguma dignidade e algum dinheiro. A empresa, por sua vez, teve que aderir à política globalizante que impõe a necessidade de se fundir ou desaparecer.

Neste contexto, chutes nos traseiros são substituídos por programas de demissão voluntária que propõe, entre outras coisas, a troca do emprego por ações da nova empresa. Ou seja, o empregado é um dos donos da firma, mas não tem mais o direito de permanecer trabalhando lá. Impotente, o pai de família se distancia dos seus e perde o controle do que os filhos estão fazendo, o casamento afunda e o público ri menos.


Mas como poucos pagam para sofrer no cinema, “O Corte” reserva inteligentes ironias que surpreendem o espectador, graças ao roteiro que distende ao máximo os erros do protagonista até o ponto de causar a impressão de que nada mais deve dar certo. E é justamente esse somatório de trapalhadas que reserva o final feliz, no melhor estilo maquiavélico.

No entanto, até mesmo o que parece ser uma caricatura extrema da crise no mercado de trabalho - a ponto de se matar para conseguir um emprego – encontra eco nos nossos dias.

Em janeiro de 2006, Carolina de Paula Faria dos Santos, então com 22 anos, foi presa em Cubatão (SP), acusada de encomendar a morte de uma colega de trabalho. O motivo: a estagiária queria permanecer na empresa do ramo de petróleo, que não oferecia mais vagas. A vaga tão cobiçada por Carolina, que recebia R$ 600 por mês, era a de assistente de planejamento financeiro, onde era pago o salário de R$ 1,5 mil. Em fevereiro de 2006, em entrevista a uma revista, a criminosa hoje condenada a 30 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado sentenciou: “Ela morrendo, eu poderia ter minha chance”.
Surrealismo?

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

UM POUCO DE PRÁTICA


Teorizar é muito bom, mas em reportagem sair às ruas é um imperativo. E o exercício de sujar os sapatos já me trouxe algumas experiências enriquecedoras no sentido profissional e, sobretudo, humano.

É o caso da matéria abaixo, escrita há exatos dois anos para a disciplina de Redação II, na Ufrgs. Trata-se de um relato honesto - por vezes pueril, é verdade - de quatro estudantes de jornalismo em início de vida acadêmica, que um dia se entregaram intensamente na busca de algumas histórias dentro de uma parte da cidade conhecida pelas manchetes policiais: a Vila Timbaúva.

"Formada por cinco núcleos que ganharam nomes a medida em que foram sendo povoados, a Vila Timbaúva é um universo de pouco mais de dez anos onde moram cerca de sete mil pessoas. São eles: as vilas Timbaúva 1, 2, 3 e 4 e o Recanto do Sabiá. Essa separação não é precisa, uma vez que o número de famílias que vêm de outros pontos da cidade e do próprio Estado não pára, dando origem a novos núcleos. Além disso, o local é próximo a outras comunidades carentes de Porto Alegre, como os loteamentos Wenceslau Fontoura e Porto Novo. Para a prefeitura, todo esse espaço é apenas uma parte do bairro Mario Quintana, com uma população de 21.848 moradores e uma das menores médias de renda por chefe de família: pouco mais de dois salários mínimos."

O resto está aqui.


Na foto, a parte mais carente da comunidade, o Recanto do Sabiá.