sábado, 15 de novembro de 2008

O PIOR LUGAR DO MUNDO

Difícil definir esta matéria. "Chocante", além de clichê, já foi esvaziado e banalizado pela imprensa. Eu diria que este é um daqueles assuntos que nos refaz rever alguns conceitos depois de sabermos direitinho como as coisas funcionam.


Não. Não se trata de um conjunto habitacional abandonado às pressas por causa de bombardeios. É um presídio. O nosso.

Eu já tive a oportunidade de entrar lá, mas apenas parcialmente, onde conheci a área de identificação e um mini-mercado. Mas a coisa é muito pior...

Só vendo com os próprio olhos.

Créditos a Carlos Etchichury e Daniel Marenco

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

GUIANA FRANCESA II

Uma sugestão de literatura meio romance, meio reportagem. É o típico "baseado em fatos reais". Papillon conta a história de um francês condenado injustamente à prisão perpétua na Ilha do Diabo (Guiana Francesa), na década de 1930. Na fuga que conseguiu empreender, há uma excelente história permeada por registros geográficos sobre essa região do mundo tão pouco comentada. Vai do belíssimo Mar do Caribe ao um leprosário de dar coceira no leitor.

Foi tão comentando quando do lançamento que virou filme. Mas o livro é bem melhor e mais enriquecedor.


Não bastasse toda essa aura em volta da história real de um francês que escapou da prisão perpétua de uma cadeia num lugar inóspito e misterioso, mais um fator enriquece Papillon.

Um brasileiro chamado Platão Arantes jura que o sujeito que assinou a obra e entrou para a história na verdade é um falsário. O verdadeiro Papillon morreu no Brasil, em Roraima.

Ficou curioso? Tem mais aqui.

E leia o livro.

GUIANA FRANCESA


Eis um belo exemplo e uma recomendação para o resto da semana.

O Jornal Nacional iniciou hoje uma série de reportegens sobre as fronteiras da Amazônia. Nesta segunda-feira, focou os brasileiros que moram na tênue fronteira com a Guiana Francesa. Destaque para algumas peculiaridades que certamente muitos de nós nem imaginamos existir por aquelas bandas. A primeira reportagem foi nota 10. A conferir o resto.

Perdeu?

Clica aqui.

sábado, 8 de novembro de 2008

UMA DEFINIÇÃO

Da série "em busca do conceito perfeito", vai aqui uma belíssima contribuição (e um merchan) de Luiz Cláudio Cunha sobre a diferença entre "reportagem" e "notícia".

"A reportagem é uma longa travessia que contraria as práticas e os limites de tempo sempre estritos da notícia. Se a notícia é o urgente relato de um fato, a reportagem é a descrição ampliada e circunstanciada desse acontecimento. É um jogo de paciência onde a investigação vence a ancestral impaciência da redação pelo resultado diário, pela apuração cotidiana de um tema sujeito ao maldito destino de virar embrulho de peixe como jornal velho do dia que passou."

Segue mais AQUI.