sábado, 7 de junho de 2008

FAMA E ANONIMATO


"A arte de sujar os sapatos"

A obra a estrear o blog não foi escolhida ao acaso. Embora não seja o pioneiro, Gay Talese foi o primeiro a sintetizar o fator primordial para uma boa reportagem: sujar os sapatos. Autor de um estilo classificado por muitos como elegante, o norte-americano de 76 anos ainda hoje é admirado, e uma inspiração para uma geração de jovens profissionais. Sensível, observador e perseverante, Talese é um repórter perfeccionista que conseguiu obter sucesso e reconhecimento indo na contramão do conceito de que um bom jornalista é um ser apenas obcecado pelo furo. Talese é um obcecado pela descrição fiel e honesta da realidade.

Seu método consiste antes de tudo em estar nas ruas, circulando e observando (por isso, sujando os sapatos), atrás de personagens e histórias de todos os tipos de pessoas. Em “Fama e Anonimato”, como subtende-se do título, estão as histórias de famosos e desconhecidos. O texto prima pelo estilo literário, como o próprio já declarou, necessário para retratar principalmente os anônimos “de tal forma que o leitor possa visualizá-lo” (Jornal O Estado de S.Paulo, 22 de abril de 2004).

Entre as histórias retratadas em “Fama e Anonimato”, estão a dos operários que construíram a ponte Verrazano-Narrows, em Nova York, no início da década de 1960. Talese acompanhou a rotina dos operários, visitando o canteiro de obras, o que permitiu criar uma rara intimidade com os entrevistados. Quarenta anos depois, o repórter volta ao local e revê alguns dos personagens que descreveu. A de Adlei Whitman, responsável pelos obituários do jornal New York Times na década de 1950. Durante vários anos, Whitman foi o autor de perfis de pessoas que estavam pela hora da morte. Apelidado por Talese de “Senhor Má Notícia”, o jornalista escrevia textos que ficavam na gaveta do jornal, somente esperando que o personagem da matéria morresse. E Frank Sinatra, em uma reportagem antológica realizada sem ouvir uma única vez o cantor, baseada apenas nos depoimentos de pessoas próximas ao artista.