quinta-feira, 2 de outubro de 2008

UM POUCO DE PRÁTICA


Teorizar é muito bom, mas em reportagem sair às ruas é um imperativo. E o exercício de sujar os sapatos já me trouxe algumas experiências enriquecedoras no sentido profissional e, sobretudo, humano.

É o caso da matéria abaixo, escrita há exatos dois anos para a disciplina de Redação II, na Ufrgs. Trata-se de um relato honesto - por vezes pueril, é verdade - de quatro estudantes de jornalismo em início de vida acadêmica, que um dia se entregaram intensamente na busca de algumas histórias dentro de uma parte da cidade conhecida pelas manchetes policiais: a Vila Timbaúva.

"Formada por cinco núcleos que ganharam nomes a medida em que foram sendo povoados, a Vila Timbaúva é um universo de pouco mais de dez anos onde moram cerca de sete mil pessoas. São eles: as vilas Timbaúva 1, 2, 3 e 4 e o Recanto do Sabiá. Essa separação não é precisa, uma vez que o número de famílias que vêm de outros pontos da cidade e do próprio Estado não pára, dando origem a novos núcleos. Além disso, o local é próximo a outras comunidades carentes de Porto Alegre, como os loteamentos Wenceslau Fontoura e Porto Novo. Para a prefeitura, todo esse espaço é apenas uma parte do bairro Mario Quintana, com uma população de 21.848 moradores e uma das menores médias de renda por chefe de família: pouco mais de dois salários mínimos."

O resto está aqui.


Na foto, a parte mais carente da comunidade, o Recanto do Sabiá.

Um comentário:

Gilberto Consoni disse...

Realmente, nesse tipo de práticas passamos a perceber como a realidade do mundo é muitas vezes muito além do que vivemos ou gostaríamos de acreditar...